Diferença entre Split Inverter e Split Convencional


Para entendermos a diferença precisamos saber que os equipamentos de refrigeração têm a função de transferirem o calor de um local que queremos baixar a temperatura para um local onde o calor não sofra objeção.

O responsável por esta transferência é o fluido refrigerante que circula no sistema. Quando verificamos que a capacidade de um condicionador de ar é dada em BTU/h, saberemos que um Split de 12.000BTU/h consegue transferir 12.000BTU, que é uma quantidade de calor, de um ambiente para outro em uma hora. Para isso ele necessita de uma certa vazão do fluido refrigerante.

Ao ligarmos um Split convencional de 12.000BTU/h em um ambiente que esteja com 18.000BTU de calor, o equipamento irá levar uma hora e meia para retirar o calor deste ambiente e se desligará se a produção de calor neste instante for pequena.

Os Splits Inverter conseguem controlar a velocidade dos motores dos compressores e com isso variar o volume de fluido refrigerante circulante e por conseguinte, a capacidade térmica do equipamento que pode variar entorno de 30% da nominal. Quanto maior a rotação maior será a capacidade térmica.

Esta é a grande vantagem do Split Inverter em relação ao Split convencional, pois no exemplo acima, ao se utilizar um Split Inverter este aparelho levará entorno de uma hora e quinze minutos para retirar o calor e após este período ele ficará trabalhando com uma potência menor somente para manter a temperatura. Isso faz com que haja uma redução de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica.

Este controle de rotação é feito através de uma eletrônica de ponta embarcada no equipamento. Isso difere-o do convencional e os mecânicos que não se atualizarem não terão capacidade de diagnosticar e corrigir defeitos.

Sempre um Split Inverter consumirá menos energia que o convencional?

Não.
Por exemplo, se for instalado um Split de 9.000BTU/h em um ambiente que gera aproximadamente 11.000BTU/h, este equipamento ficará funcionando o tempo todo a mais de 100% de sua capacidade para retirar esta quantidade de calor e o consumo será maior que se instalasse um de 12.000BTU/h.

Portanto, os Splits Inverter têm que ter capacidade nominal suficiente potência para transferir o calor do ambiente. Comprar um Split com capacidade insuficiente somente porque ele pode atingir a capacidade do ambiente faz com que o consumo e o desgaste aumentem muito.