Válvula de Expansão Termostática - VET


A Válvula de Expansão Termostática (VET) é um dos componentes básicos de um sistema de refrigeração juntamente com o compressor, evaporador e condensador.

As funções da VET são:
1. Promover a queda de temperatura do fluido refrigerante diminuindo a pressão;
2. Controlar o fluxo de refrigerante ao evaporador;
3. Manter a alta pressão de condensação e,
4. Controlar o Superaquecimento.

Somente as válvulas de expansão são capazes de controlar o superaquecimento, que é o aumento da temperatura do vapor saturado. Vamos entender o que vem a ser superaquecimento - SA.

Como podemos observar na figura ao lado, na saída da VET e entrada do evaporador temos uma mistura de refrigerante líquido e vapor na proporção aproximada de 80% de líquido e 20% de vapor.
Geralmente esta mistura está na temperatura de saturação, ou seja, está se vaporizando até o ponto marcado com o X.
Teoricamente podemos afirmar que enquanto ocorre a vaporização a temperatura do fluido permanece constante, mas ao se transformar totalmente em vapor, este passará a ganhar temperatura ao receber calor.

A este aumento de temperatura do vapor chamamos de superaquecimento que podemos verificar seu valor subtraindo a temperatura de evaporação conseguida em uma tabela/aplicativo correspondente à pressão da temperatura da linha de sucção medida com um termômetro, ou seja:

SA = Temp. Sucção - Temp. Evaporação



  Exemplo:
A. Fluido refrigerante = R22;
B. Pressão de sucção = 40psi (Temp. evaporação = - 8,26°C);
C. Temperatura da sucção = - 2,26C
SA = -2,26 – (-8,26)
SA = 6K

Agora que já sabemos o que é superaquecimento, vamos ver como funciona da VET.

Existem três pressões que atuam no funcionamento da VET:

P1 do Bulbo no sentido de abrir a VET (seta azul)
P2 da mola no sentido fechar a VET (seta verde)
P3 do equalizador no sentido de fechar a VET (seta vermelha)


A principal característica da VET é controlar o superaquecimento. Para isso ela recebe, pelo bulbo, a informação da temperatura da sucção e pelo equalizador a temperatura de evaporação.
Quando ocorrer um aumento da carga térmica no ambiente, o superaquecimento aumenta, aumentando a temperatura da linha da sucção. Com isso, o gás que está contido no bulbo se expande e aumenta a pressão sobre o diafragma da VET fazendo com que ela aumente a passagem do fluido refrigerante. Sendo assim, a pressão do evaporador aumenta e o equalizador informa à VET a nova temperatura de evaporação e a válvula se equaliza para a nova condição, carga térmica alta.
A VET precisa da temperatura de evaporação após a perda de carga que ocorre no evaporador. Sendo assim, se a perda de carga for muito baixa, o equalizador é interno na válvula, igual da figura acima, mas se a perda de carga for maior que 3 psi, a VET precisará da equalização externa, ou seja, um tubo que pegará a pressão no final do evaporador e informará à válvula.